Entrevistas

Aqui podes ler as entrevistas que fazemos a cientistas, investigadores, ativistas e outras figuras da luta pela sustentabilidade e pela justiça climática.

Clean4G, Professor João Bordado

O cimento tem sido um dos produtos industriais com maior importância no desenvolvimento das infraestruturas da sociedade moderna. O que torna o betão tão omnipresente são as suas características atrativas como preço, versatilidade e qualidades estruturais adequadas para construções duradouras.

No entanto, a produção de cimento apresenta um contributo para as alterações climáticas difícil de ignorar e que precisa de ser enfrentado. Para tal é necessária uma alteração da forma como é feita o cimento, repensar o processo da produção, e apostar no desenvolvimento de novos cimentos, com menor impacto ambiental.

O CLEAN 4G trata-se de uma investigação que visa a reduzir o balanço das emissões de CO2 utilizando-o, com ajuda de hidrogénio, na produção de metano, que pode ser reintroduzido como combustível no ciclo de produção de cimento.

Para introduzir e explicar a investigação que está a ser feita nesta linha de investigação, contamos com o coordenador científico deste projeto, João Bordado, professor do departamento de Engenharia Química no IST e investigador do Centro de I&D CERENA(Centro de Recursos Naturais e Ambiente).

Helena Ramos, Projeto Redawn

O projeto Reducing the Energy Dependency of Atlantic Area Water Networks (REDAWN) surgiu para dar apoio à eficiência energética no sector da água, na área Atlântica.
Para nos ajudar a conhecer melhor este projeto contámos com a presença da Dra. Helena M. Ramos, professora no Departamento de Engenharia Civil, IST.

Professor Carlos Santos Silva

O professor doutor Carlos Santos Silva, perito na área de modelização de sistemas e investigação operacional é um investigador ativo e com vasta experiência na área de sistemas energéticos. Convidámo-lo para ser porta voz da investigação que faz, falando-nos um pouco sobre esta área em forte crescimento e mudança acelerada.

Create your website with WordPress.com
Iniciar
%d bloggers like this: